terça-feira, outubro 09, 2007

Relatório da III Assembleia Nacional da JUFRA



Caríssimos irmãos em Cristo, paz e Bem!
Louvado seja Deus pela nossa III Assembleia Nacional da Jufra, que realizou em Tarrafal de S. Nicolau de 01 a 06 de Setembro Sob o lema “Com Francisco de Assis até Jesus Cristo”. Participam neste evento 62 jovens, provenientes das ilhas do Fogo (6 de São Filipe e 5 de São Lourenço), Santiago (10 da Praia), Santo Antão (3 de Porto Novo), São Vicente (19), São Nicolau também com 19 elementos e mais 7 jovens da paróquia vizinha (Nossa Senhora do Rosário).
O evento que decorreu sob os olhares do frei Matias Silva Vice-Provincial dos Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde e assistente espiritual do grupo de são Vicente, frei José Pires assistente nacional do grupo, frei Filomeno Silva e a irmã Vitoria Sousa assistente de Jufra da Praia.
Dia 1: de manhã chegaram a grupo de Fogo e Santiago, onde foram recebidos pelos grupos de S. Vicente, Santo Antão e S. Nicolau. Reunimos à tarde no salão Paroquial para uma breve apresentação dos grupos de cada ilha e divisão dos grupo de trabalho onde cada grupo tinha como nome lugares por onde o Pai Francisco passou, sendo eles: Assis, Greccio, Porciúncula, São Damião, Rivotorto, Alverne, Spoletto, Gubio, Carceri e Perugia.
Num ambiente de muita festa começámos as actividades com uma noite cultural cabo-verdiana que teve também como o objectivo a abertura da preparação da festa de São Francisco de Assis e do segundo aniversário da paróquia.
Dia 2: apresentação solene do movimento a comunidade no Domingo de manha na Eucaristia. Á tarde ficou marcado com um passeio as localidades de Cabeçalinho e Cachaço.
Dia 3: Tivemos de manhã o nosso 1º encontro de trabalho, com leituras de resumo das Actas desde ultima assembleia até à data actual. No período da tarde o frei Matias fez exposição do tema: Francisco de Assis fala aos Jovens. Tínhamos Eucaristia geralmente ás 18H30. De noite fazíamos convívio, distribuição das cartas do amigo secreto, avaliação do dia e Oração (completas).
Dia 4: Iniciamos o dia com Laudes. Os grupos de trabalhos estiveram a rever o Regulamento Interno de Jufra na 1ª metade de manhã, na outra metade reunimos todos para discussão e aprovação de alguns tópicos para o melhoramento do grupo. Na 1ª parte da tarde o plenário da revisão do Regulamento Interno. No fim da tarde fomos em missão pelas zonas do Tarrafal. Convidando a população para vir e conhecermos um pouco mais num convívio a realizar no dia 5 a noite.
Dia 5: bem cedo partimos rumo a vila de Ribeira Brava, onde no Seminário /liceu o Jovem Frei Mauro contou-nos um pouco da sua vivência em Cabo-verde. Demos um passeio pela vila cantando e dançando. Na Igreja considerado por muitos como sendo a mais linda de Cabo Verde o Pároco Frei Samuel falou-nos um pouco sobre a sua história. A tarde estivemos na localidade de Preguiça. De noite a comunidade de Tarrafal juntou-se a nós numa noite cultural!
Dia 6: tivemos de manhã a conclusão da revisão e aprovação do Regulamento Interno de Jufra. Ao meio-dia tivemos Eucaristia com realização de 5 compromisso e renovação de compromisso. A tarde ficou marcada pela avaliação e conclusão da Assembleia. No final do dia os grupos do Fogo e Santiago regressaram à casa, tendo o grupo de santo Antão e S. Vicente regressado no dia 8.
Em resumo foi assim a III Assembleia nacional, que numa única palavra posso dizer que foi sensacional!
Votos de uma boa festa de S. Francisco!
Um abraço Fraterno.
Flávio de Pina.

1 Comments:

At 6:05:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá queridos irmãos de Cabo Verde!
Gostaria de saudar a todos, dar-vos os parabéns pala vossa III Assembleia Nacional e colocar-nos à vossa disposição para o que precisarem!

Um forte abraço e votos de Paz e Bem! :)

JUFRA Portugal
(www.jufraportugal.org)

 

Enviar um comentário

<< Home