segunda-feira, setembro 01, 2008

23º Jornada Mundial da Juventude



Espírito de fortaleza e testemunho

Mais umas Jornadas Mundiais da Juventude, as 23º em Sidney.
As jornadas Mundiais da Juventude (JMJ ou WYD) são um encontre dos Jovens com o chefe máximo da Igreja Católica, o Papa. Foram uma ideia do mais que conhecido Papa dos Jovens - João Paulo II, em 1986. Na verdade a JMJ são o maior encontro de jovens de sempre, mais do que um concerto ou que um festival. Vemos pessoas de todo o mundo, e é uma experiência simplesmente extraordinária, discutimos a monarquia com franceses, ou o ambiente com os franciscanos, dançamos com os chilenos e tocamos jambé com os africanos.
Este ano a mensagem do Papa aos Jovens, a primeira de Sua Santidade Bento XVI, foi dedicada ao Espírito Santo, com o tema: "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Act 1, 8). A mensagem está tão actual como provocante. O Papa desafia-nos a conhecer o Espírito Santo, uma Divindade bastante presente e celebrada nos Açores e mais intensamente na nossa ilha Terceira.
É necessário mudar o mundo, assim sendo, o seu primeiro compromisso oficial na Austrália foi marcado pela preocupação com o futuro da humanidade e o seu primeiro discurso, foi a favor da protecção do ambiente - "As maravilhas da criação de Deus recordam-nos a necessidade de proteger o ambiente, realizando uma administração responsável dos bens da terra. A tal respeito, apraz-me notar que a Austrália se empenha seriamente em assumir a responsabilidade que lhe cabe no cuidado do ambiente natural”, disse o Papa na cerimónia de boas-vindas que teve lugar na casa oficial do governador de Sidney.
Continuando na sua Mensagem aos Jovens, o Papa expõe a necessidade de renovação em Cristo, reformulando os apelos do antecedente, "Não tenhais medo" de ser missionários - "Alguns pensam que apresentar o tesouro precioso da fé às pessoas que não a compartilham significa ser intolerante para com elas, mas não é assim, porque propor Cristo não significa impô-lo".
É um importante encontro, um momento especial para cada Jovem; para a igreja - "(...) espera [a Igreja] muito de vós, jovens, porque tendes em vós o dom supremo do Pai, o Espírito de Jesus"; e sobretudo para a Esperança.
Assim aconteceu nos primórdios do cristianismo, quando os pagãos escreve Tertuliano se convertiam ao verem o amor que reinava entre os cristãos: "Vê dizem como se amam uns aos outros" vale a pena ler a Mensagem do Papa Bento XVI.

Por: Morcela
Fonte: http://pelomaraberto.blogspot.com/