segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Retiro em São Domingos

O grupo de JUFRA em conjunto com o grupo de Jaquin Boaz estiveram num retiro nesse domingo em São Domingos. O convite partiu do grupo JUFRA , visto que o grupo de Jaquin Boaz sempre manifestou o desejo de participar num retiro com o nosso grupo desejo esse realizado essa semana.
Partimos da Praia por voltas das 8:00 da manhã e cerca de 20 minutos depois chegaríamos a São Domingos onde nos estabelecemos na Igreja daquela Paróquia para o começo do nosso retiro. Depois de algum momento de pouco convívio de forma aos grupos conhecerem-se um pouco, começamos o nosso retiro por voltas das 9:00, cujo tema foi: Se queres conhecer a Deus, descalça-te diante Dele, e o retiro foi orientado pela nossa assistente espiritual a Irmã Vitoria.
Depois de algum tempo de apresentação do tema do retiro onde todos procuraram entrar mesmo no profundo dialogo entre cada um pessoal e Deus, era o momento então para cada um se retirar e fazer a sua reflexão entre ele e Deus, e momento de reflexão abrangeu a Eucaristia onde todos como estava no nosso plano assistiram a Eucaristia das 11:00 horas no local de forma a consolidar mais ainda a nossa reflexão e nosso retiro com Deus. Depois da reflexão partimos para o almoço conjunto onde todos partilharam o que tinham, para momentos depois entrar na parte de partilha das reflexões de cada um, e nesse momento é de realçar o grande envolvimento de todos, pois todos deram a sua opinião de como foi o seu retiro pessoal, e se valeu a pena tirar um dia diferente para dialogar e ouvir um pouco a voz de Deus no nosso coração, e nessa parte as opiniões foram unânimes todos estavam satisfeitos pelo dia vivido, pois que, para alguns elementos do grupo convidado essa foi a primeira experiência de retiro por isso ficaram mais entusiasmados ainda com o momento.
Depois da partilha, era o momento dos grupos se conhecerem melhor, ou seja, da apresentação de todos os presentes e de cada grupo, depois disso, houve um momento de convívio, e partimos momentos depois para a Praia.
No final todos os presentes acharam o dia agradável e ficou a promessa de criar mais momentos desse nível entre os dois grupos.

Aproveitamos também desde já para desejar a todos um bom Carnaval e uma boa Cinza.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

São Valentim


A tradição do dia dos namorados

As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra.

E a solução que encontrou… foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado